A Banda de Percussão Prof. Victor é fruto de um trabalho de partilha com toda a comunidade escolar, com 40 alunos de 09 a 15 anos de idade, onde seus instrumentos foram adquiridos com recursos próprios, através de eventos.
Criada no dia 11 de agosto de 1997 pelo diretor, professor Victor Aurelio Marques incentivado por sua genitora Yvonete dos Santos Marques (in memorian).
Em seus primeiros anos de atividades foi regida pelo maestro Robson Neves da Silva, passando assim com o passar dos tempos por inovações, e uma dessas inovações é o processo de aprendizagem imposto a banda, um novo projeto chamado (percussão rudimentar), desde 2010 até a presente data a nossa banda conta com o trabalho voluntário do instrutor de percussão rudimentar Adriano Octaviano dos Santos, morador da comunidade escolar e ex-aluno da escola e também ex- integrante da Banda.
Esse novo trabalho que está sendo idealizado tem por finalidade contribuir para a formação de uma identidade cultural aos integrantes e alunos de nossa escola, formando percussionistas através das técnicas rudimentares e leitura teórica de partituras buscando uma evolução da cultura musical subindo o nível musical de nossa banda.
Mas o que é percussão rudimentar?
Percussão Rudimentar quer dizer o fundamento de qualquer coisa, então logo seria a base, o fundamento de todo o estilo de percussão.
A principal finalidade de um grupo de percussão ou (linha de bateria) como são também conhecidas é trabalhar:
Apreciação musical, noções de música, percepção, técnicas instrumentais, conhecimentos de estilos musicais, historia da música, desenvolvimento rítmico, marcha, postura, elegância e garbo, expressão corporal e facial, condicionamento físico, ritmo coordenação motora, noções de espaço, tempo e movimento, espírito de grupo e trabalho em equipe.
Adriano Octaviano
Nenhum comentário:
Postar um comentário