hino brasileiro

terça-feira, 24 de abril de 2012

Passeio ao Parque Nacional da Tijuca


                                                    Cachoeira Cascatinha

No dia 19 de março, os alunos da E. M. Prof. João Gualberto Jorge do Amaral fizeram parte do projeto "Anfitriões do Futuro". O projeto tem objetivo de apresentar aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental os encantos e a história dos pontos turísticos do Rio. Os alunos da nossa escola foram conhecer o Parque Nacional da Tijuca (Floresta da Tijuca). Ficaram maravilhados com as árvores centenárias e alguns animais silvestres que apareceram por lá.




É importante fazer com que nossas crianças tenham orgulho de serem  cariocas e conheçam a cidade que vivem.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O Espaço É Delas. 8 de março - Dia Internacional das Mulheres.

No dia 8 de março as Mulheres responsáveis pelos alunos da Escola Municipal Professor João Gualberto Jorge do Amaral foram homenageadas pelos alunos com músicas variadas e distribuição de flores.  A equipe do Bairro Educador, com a direção da escola, promoveu um dia especial para cerca de 130 mulheres que estiveram presentes no espaço escolar.
Tiveram conhecimento e esclarecimento sobre temas como a Lei Maria da Penha, violência doméstica e o Estatuto da Criança e do Adolescente, que foram explicados pela palestrante, a advogada e Prof.ª de Direito do SENAC Adriana Santos Alves, e pelo Sociólogo Fabiano Silva.  O psicólogo Flávio Soares falou sobre os traumas adquiridos pelas crianças através da violência doméstica e orientou as mães como se deve agir. Para finalizar esse momento, o tema "Mulheres no Mercado de Trabalho" foi trabalhado com a pedagoga e diretora do INTEB (Instituto Técnico Profissionalizante de Formação Treinamento e Desenvolvimento Brasileiro).

                       
As Mulheres tiveram acesso a tratamento gratuito de estética e beleza, através de parcerias com o INTEB, Salão Di Trevi e com a esteticista Mônica (que faz limpeza de pele).
Para encerrar houve sorteio de 30 vagas para um curso de informática oferecido pelo INTEB e sorteio de produto de limpeza para olar oferecido pela representante Sueli Padoan.
A direção da E.M. Prof. João Gualberto Jorge do Amaral agradece a equipe do Bairro Educador e a todos que contribuíram para o sucesso do evento.


sábado, 21 de abril de 2012

Conhecendo o Mundo de Tarsila do Amaral.

No dia 27 de março, aconteceu na E. M. João Gualberto a segunda etapa da ação  pedagógica, organizada pelo Bairro Educador Paciência: Conhecendo o Mundo de Tarsila. 120 alunos do 5.º ano da escola participaram desse segundo momento, transformando as pesquisas feitas na internet em arte.  Em grupos, os alunos puderam utilizar tintas, experimentar cores e observar todo o processo de construção das obras de arte.
Nesta etapa do projeto, os quadros da artista plástica Tarsila do Amaral são observados, estudados e reproduzidos pelos alunos, a partir das orientações dadas pelos professores e pela gestora de projetos do Bairro Educador, Francelaine Moura.  Utilizando o papelão e papel 40kg para a construção das telas, os alunos puderam entender a mistura das cores, desvendar as formas que compõem um quadro artístico e, com a ajuda do grupo, compor a própria obra de arte.

A princípio os alunos ficaram temerosos com a responsabilidade e o desafio, mas com o decorrer da atividade puderam sentir o prazer da produção.
Com estes quadros, foi feita uma mostra do que foi produzido pelos alunos. Eles ficaram motivados ao verem seus trabalhos expostos para toda a comunidade escolar.









O projeto Conhecendo o mundo de Tarsila consistiu em duas etapas: primeiramente, o conhecimento da artista e sua obra, através de jogos (dia20/3);  o segundo momento foi de produção artística (27/3). 
A culminância do projeto (dia3/4) foi uma aula-passeio: ida dos alunos ao CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) para ver a exposição de Tarsila do Amaral. Os alunos gostaram muito e ficaram maravilhados com o que viram e enriquecidos com o passeio.
Ao fim deste projeto percebemos a importância do processo educativo para as aulas-passeios. É necessário um conhecimento prévio do aluno, do contexto histórico e cultural para que a apropriação do conhecimento seja integral.