hino brasileiro

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Reunião com Responsáveis e Conselho Tutelar:



No dia 14/08/2012 foi realizado uma reunião com os responsáveis sobre os direitos e deveres das crianças.

Passeio ao Parque do Mendanha:




Hoje no dia 15/08/2012 foi realizado o passeio ao Parque do Mendanha com a turma 1.502 em parceria com o projeto Bairro Educador, foi um passeio repleto de alegria.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Visita ao Circo Stankowich



No dia 09/08/2012 nossos alunos da Oficina de Palhaçadaria tiveram uma tarde emocionante no circo.

Fique ligado em nossa agenda escolar!

A escola João Gualberto Jorge do Amaral,
Convida todos os responsáveis para participarem da palestra que será realizada no dia 14/08/2012 com o tema: Direito da Criança e deveres do responsável  enquanto tutor. Palestrante: Conselho Tutelar

Semana de Alfabetização


Na semana de 6 á 10 de agosto em nossa escola foi realizada a Semana de Alfabetização com a participação dos nossos alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental com as professoras e os demais a apoiar a nossa idéia para melhorar a aprendizagem de nossos alunos contando com as da língua brasileira de sinais, jogos e diversão para os nossos alunos.


sexta-feira, 1 de junho de 2012

Abertura dos Jogos Estudantis




No dia 31 de maio foi realizada a Abertura do Jogos Estudantis 2012, da Rede Municipal de Ensino.
O evento foi realizado no Maracanãzinho e contou com a participação de várias escolas de todas as CREs representadas pelos seus alunos-atletas. Nossa escola contou com a participação de 20 alunos e os professores de educação física Marcelo Fraga e Tatiana Rocha.
Houveram apresentações de dança e muita música para animar a festa.
A abertura oficial aconteceu com o Desfile da Bandeira Nacional, o Hino Nacional, Desfile da Bandeira Olímpica e o Juramento do Atleta.
Na próxima semana nossa escola já inicia sua participação no Futsal Mirim Masculino, vamos torcer pelo sucesso de nossos representantes.





31 DE MAIO - DIA MUNDIAL SEM TABACO.

O Dia Mundial sem tabaco, 31 de maio, é uma data que tem como objetivo divulgar para população os perigos do uso do tabaco, as estratégias das campanhas para seduzir os jovens a iniciar no tabagismo, as ações que a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolve para controlar a epidemia do tabagismo no mundo, assim como a sociedade pode fazer para revindicar o seu direito à saúde e à vida saudável e proteger as gerações presentes e futuras.

Por isso, olha quem está aí alertando os alunos! Nossa amiga do PSE Alessandra Soares.








Cigarro não combina com a saúde do planeta.  Nem com a sua.





Basta um cigarro aceso para poluir o ambiente. A fumaça do cigarro contém mais de 4.700 substâncias tóxicas, substâncias cancerígenas, além de corantes e agrotóxicos em altas concentrações. Imagine a quantidade de toxidade que várias pessoas fumando deixam no nosso planeta.
FUMAR: FAZ MAL PRA VOCÊ, FAZ MAL PARA O PLANETA.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Projeto Saúde Com Você. A saúde começa pela boca.


 Promoção, Prevenção e educação em saúde.




Esta é ALESSANDRA SOARES, Técnica de saúde do IABAS / PSE que trabalha em nossa escola. Ela vem agitando a escola trazendo dicas de higiene e saúde.  Mostrando os cuidados com a higiene da boca. 




 


A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA.

As cáries não são um problema das crianças; elas podem aparecer em qualquer idade, desde que a pessoa tenha dentes naturais.

Os resíduos de alimentos e os microrganismos da boca acabam formando a chamada placa dental, uma camada que fica sobre os dentes. Os microrganismos destroem, o esmalte dos dentes, provocando as cáries.

Escove os dentes e use o fio dental pelo menos uma vez ao dia.

Esta é a equipe de Dentistas do  IABAS e PSE  fazendo  TRA em todos alunos que precisavam na escola.
























sábado, 26 de maio de 2012

Escola, como te vejo!...

Há quantos anos, cheguei aqui, lembro-me bem,como você estava nascendo... Edificada numa área onde era laranjal, as terras da família Gouveias, que ainda estava inacabada.
Ao encontrar você, achei tudo diferente, pois sua construção não era igual as que conhecia, ou seja, uma "escola lelé".  Sabem o porquê deste nome?  Em homenagem ao arquiteto Dr. Folgueiras de Lima, o Dr. Lelé da RIOCOP - Fábrica de Escolas, em 1985.
Achei você sem portas, só vim lhe visitar para lhe conhecer em agosto de 1985 e me amarrei em você, dando meu sangue, meu suor e minha vida por você, afinal, você faz parte de minha vida, ou seja, você é a minha vida.
Hoje te vejo bem diferente de antes, com sua estrutura física lindíssima e seu miolo hiper maravilhoso que é um ensino de qualidade e com enorme salto na educação carioca.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Planetário - Um passeio inesquecível.

No dia 02/05/2012 os  alunos da E. M. Prof. João Gualberto Jorge do Amaral fizeram parte de um Projeto com  ida  ao Planetário da Cidade das Crianças em Santa Cruz.


Nas semanas anteriores, os alunos assistiram filmes, explicações pela professora e pesquisaram em equipe sobre o sistema solar, do que ele é constituído e um fato que mais chamou a atenção dos mesmos foi a explicação encontrada para a existência do dia 29 de fevereiro a cada 4 anos.


O dia do passeio foi um dia muito especial para os alunos das turmas 1402, 1502 e 1503, pois os alunos puderam comparar, confirmar e enriquecer os conhecimentos construídos em sala de aula.



















No planetário os alunos apreciaram a peça teatral que falava a paixão de um menino (Joaquim) pelas estrelas, compreenderam um pouco mais sobre a formação de nosso sistema solar e assistiram um filme em 3D que os encantou grandemente.



                                   Peça teatral - Joaquim e as Estrelas.











Visita  guiada.



Na Cidade das Crianças os alunos ainda puderam ver algumas aves num viveiro ali existente e ficaram maravilhados porque puderam entrar no viveiro e ver as aves bem de perto.






                                                                                                                  Prof.ª Susana O. dos Santos.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Passeio ao Parque Nacional da Tijuca


                                                    Cachoeira Cascatinha

No dia 19 de março, os alunos da E. M. Prof. João Gualberto Jorge do Amaral fizeram parte do projeto "Anfitriões do Futuro". O projeto tem objetivo de apresentar aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental os encantos e a história dos pontos turísticos do Rio. Os alunos da nossa escola foram conhecer o Parque Nacional da Tijuca (Floresta da Tijuca). Ficaram maravilhados com as árvores centenárias e alguns animais silvestres que apareceram por lá.




É importante fazer com que nossas crianças tenham orgulho de serem  cariocas e conheçam a cidade que vivem.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O Espaço É Delas. 8 de março - Dia Internacional das Mulheres.

No dia 8 de março as Mulheres responsáveis pelos alunos da Escola Municipal Professor João Gualberto Jorge do Amaral foram homenageadas pelos alunos com músicas variadas e distribuição de flores.  A equipe do Bairro Educador, com a direção da escola, promoveu um dia especial para cerca de 130 mulheres que estiveram presentes no espaço escolar.
Tiveram conhecimento e esclarecimento sobre temas como a Lei Maria da Penha, violência doméstica e o Estatuto da Criança e do Adolescente, que foram explicados pela palestrante, a advogada e Prof.ª de Direito do SENAC Adriana Santos Alves, e pelo Sociólogo Fabiano Silva.  O psicólogo Flávio Soares falou sobre os traumas adquiridos pelas crianças através da violência doméstica e orientou as mães como se deve agir. Para finalizar esse momento, o tema "Mulheres no Mercado de Trabalho" foi trabalhado com a pedagoga e diretora do INTEB (Instituto Técnico Profissionalizante de Formação Treinamento e Desenvolvimento Brasileiro).

                       
As Mulheres tiveram acesso a tratamento gratuito de estética e beleza, através de parcerias com o INTEB, Salão Di Trevi e com a esteticista Mônica (que faz limpeza de pele).
Para encerrar houve sorteio de 30 vagas para um curso de informática oferecido pelo INTEB e sorteio de produto de limpeza para olar oferecido pela representante Sueli Padoan.
A direção da E.M. Prof. João Gualberto Jorge do Amaral agradece a equipe do Bairro Educador e a todos que contribuíram para o sucesso do evento.


sábado, 21 de abril de 2012

Conhecendo o Mundo de Tarsila do Amaral.

No dia 27 de março, aconteceu na E. M. João Gualberto a segunda etapa da ação  pedagógica, organizada pelo Bairro Educador Paciência: Conhecendo o Mundo de Tarsila. 120 alunos do 5.º ano da escola participaram desse segundo momento, transformando as pesquisas feitas na internet em arte.  Em grupos, os alunos puderam utilizar tintas, experimentar cores e observar todo o processo de construção das obras de arte.
Nesta etapa do projeto, os quadros da artista plástica Tarsila do Amaral são observados, estudados e reproduzidos pelos alunos, a partir das orientações dadas pelos professores e pela gestora de projetos do Bairro Educador, Francelaine Moura.  Utilizando o papelão e papel 40kg para a construção das telas, os alunos puderam entender a mistura das cores, desvendar as formas que compõem um quadro artístico e, com a ajuda do grupo, compor a própria obra de arte.

A princípio os alunos ficaram temerosos com a responsabilidade e o desafio, mas com o decorrer da atividade puderam sentir o prazer da produção.
Com estes quadros, foi feita uma mostra do que foi produzido pelos alunos. Eles ficaram motivados ao verem seus trabalhos expostos para toda a comunidade escolar.









O projeto Conhecendo o mundo de Tarsila consistiu em duas etapas: primeiramente, o conhecimento da artista e sua obra, através de jogos (dia20/3);  o segundo momento foi de produção artística (27/3). 
A culminância do projeto (dia3/4) foi uma aula-passeio: ida dos alunos ao CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) para ver a exposição de Tarsila do Amaral. Os alunos gostaram muito e ficaram maravilhados com o que viram e enriquecidos com o passeio.
Ao fim deste projeto percebemos a importância do processo educativo para as aulas-passeios. É necessário um conhecimento prévio do aluno, do contexto histórico e cultural para que a apropriação do conhecimento seja integral.